Notícias

São Bento é novo produto do turismo cultural de Maragogi


São Bento se estrutura para ser um produto turístico completo, agregando valor a tradicionais roteiros já praticados no povoado
Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a cidade de Maragogi continua fortalecida enquanto destino turístico no Estado de Alagoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, iniciou um trabalho de planejamento do turismo no Povoado de São Bento, um dos distritos mais ricos de tradição popular e atrativos naturais do município. A ação visa promover o povoado como um produto completo, oferecendo um roteiro que perpassa diversos segmentos do turismo da localidade.
O trabalho da equipe está sendo realizado em três etapas. Na primeira, foi feito um diagnóstico de todos os atrativos turísticos de São Bento, com seus pontos fortes e fracos; na segunda etapa, será feita toda a estruturação do turismo no distrito, através de um desenvolvimento participativo e cooperado, além da qualificação profissional de todos os atores envolvidos no processo; e por último, a realização de campanhas de promoção do povoado como o produto turístico São Bento. Toda a execução do planejamento e reestruturação está acontecendo em paralelo com as atividades turísticas já realizadas no povoado.


Produto Turístico Povoado de São Bento
São Bento está localizado ao sul do município de Maragogi, na divisa com o município vizinho de Japaratinga. A praia é um cenário para os passeios de buggy, caminhadas e banhos nas águas quentes e calmas do mar. Entretanto, as suas atividades turísticas e de lazer vão além do Turismo de Sol e Mar, muito característico de toda a cidade. O povoado oferece opções de turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico e artístico, que podem agradar todo tipo de turista vindo de todos os cantos do país.
Os pontos de visitação mais procurados e que formarão o roteiro deste novo produto turístico são: as associações já conhecidas do povoado, o Mosteiro de São Bento, as Crôas de São Bento, os restaurantes locais, as fábricas de bolinhos de goma, o tradicional Festival da Mariscada, a foz do Rio Salgado, com a pequena Igrejinha que compõe o cenário, além de outros atrativos.
A promoção de tais manifestações culturais tem o intuito de manter viva a riqueza cultural de Maragogi e poderá atrair um público-alvo que deseja um turismo de experiência focado em todos os segmentos turísticos. No roteiro, o turista vai poder vivenciar o processo para a produção da mariscada, como também, entender os caminhos iniciais desse povo, ao visitar as ruínas do Mosteiro de São Bento, além das outras opções. Tudo poderá ser feito em um dia de atividade no distrito, com toda segurança e ordenamento turístico que será oferecido.


Decretos
Como parte do processo do processo de reestruturação do turismo da região, a prefeitura publicou os decretos de nº 08 e 09 de 2021. O primeiro, limita o número de passeios de buggy na cidade, e o segundo, autoriza a emissão de permissão para os passeios às Crôas de São Bento. Os dois decretos iniciam de forma oficial o ordenamento das atividades turísticas na região, que vinha sendo feito sem qualquer tipo de controle por parte do poder público. As medidas adotadas foram, a saber:
Passeios de Buggy em São Bento – fica autorizada a emissão de 20 permissões destinadas à Associação dos Bugueiros de São Bento, que serão emitidas pela Superintendência Municipal de Transporte e de Trânsito (SMTT). O ponto inicial de saída dos veículos será o Distrito de São Bento.


Passeio às Crôas de São Bento
– serão emitidas 60 permissões, destinadas ao passeio, saindo do Distrito de São Bento em direção à Crôa de São Bento. Os passeios serão feitos de forma alternada, sendo 30 por dia, e a Secretaria de Meio Ambiente ficará responsável por conduzir o rodízio, aplicando penalidades caso seja necessário. Ainda segundo o decreto, tal permissão se destina exclusivamente aos jangadeiros do Povoado de São Bento, e cada um só poderá transportar seis pessoas por vez, portando, também, a pulseira-bilhete.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maragogi

Artigos relacionados
Notícias

CVC encolhe espaço físico e mergulha no mundo digital, buscando produtores de conteúdo nos veículos de comunicação e redes sociais

A nova realidade criada pela pandemia do covid-19 impõe nova prática de trabalho, fecha ciclos de empresas que antes dominavam…
Notícias

A necessidade da Reforma Tributária para os municípios e da criação de um imposto único. População pede passarelas em Arapiraca. Mineradora desvaloriza terras no Agreste e produção agrícola sob ameaça. Perigo das chuvas nas rodovias do litoral Norte.

A pandemia do covid 19 foi politizada e por isso toda pauta no Congresso Nacional está focada em tudo que…
DestaquesNotícias

Ministro do Turismo explica que Certificado de Vacinação não é obrigatório

A vacinação contra o covid-19 no Brasil avança e deve atingir os 20 milhões imunizados até o final deste mês…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :