Cotidiano

Hora de arrumar as contas

Terminado o primeiro turno das eleições com a maioria dos prefeitos já eleitos e outros reeleitos. Mas o alerta hoje vai para todos reeleitos e até mesmo para os que perderam, ou os que estão deixando o cargo. Todos têm a obrigação de fechar suas contas encerrando o exercício fiscal. Vale lembrar que este ano tivemos os bilhões enviados pelo Governo Federal para ações de controle da pandemia do covid-19.  Preocupado com isso a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) preparou uma “cartilha”, que traz orientação básica aos agentes políticos locais, que precisam se preocupar com a conclusão das obras eventualmente em andamento, com o fechamento das contas, a elaboração dos relatórios, as prestações de contas especiais para os recursos recebidos para o atendimento da pandemia, o cumprimento dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e alterações propostas pela LC 173/2020. Aqueles que não prestarem contas corretamente e não encerrarem o ano fiscal serão enquadrados na LRF e se tornam inelegíveis por oito anos e ainda tem seus bens indisponíveis e nos casos mais graves pode ser condenado até cinco anos de prisão. O alerta vai para os prefeitos, que não conseguiram se reeleger e que pensam em “raspar o tacho” antes de sair da prefeitura é melhor pensar duas vezes, antes de fazer qualquer besteira. É melhor sair de cabeça erguida lembrando que em política cada eleição tem seu momento e poderão disputar novamente o cargo em 2024. Agora é esfriar a cabeça e arrumas as contas.

Piranhas

O jovem Tiago Freitas é o novo prefeito de Piranhas, libertando o município dos quatro anos que foi submetido ao atraso e ao esquecimento. O prefeito terá muito trabalho pela recuperação do tempo perdido para reconstruir o município, que está praticamente destruído. Agora Piranhas volta a crescer para o turismo.

São Miguel dos Campos

Em São Miguel dos Campos George Clemente foi eleito prefeito e derrotou Fernando Pereira, sendo uma vitória que representa um stop no poder dos Pereiras, que já ocupam as ocupando praticamente todas as prefeituras, Teotônio Vilela, Campos Alegre. O eleitorado de São Miguel dos Campos seria uma grande presa de caça dos Pereiras.

Palestina

Em Palestina o prefeito eleito foi Jaime do Mercado que venceu Isabele Alcantara. A candidato chegou a ser presa pela manhã por ordem da Justiça Eleitoral, por está promovendo um “arrastão” eleitoral pelas ruas do município. Isabele pertence ao Grupo dos Pereiras e por tanto Palestina também entra na contabilidade de prejuízos dos Pereiras.

Pão de Açúcar

O ex-prefeito Jorge Dantas volta a comandar Pão de Açúcar depois de quatro anos. A disputa foi acirrada e muito tumultuada que por pouco não terminou e tragédia. Mas a democracia foi exercida e a vontade do povo foi realizada através do voto sem pressão nem ameaças.

Porto Calvo

Em Porto Calvo Eronida Espósito, irmã do ex-prefeito Kaika foi eleita. As pesquisas apontavam cerca de 15% de indecisos, o que significava um claro que não mostrava um cenário definido. Porto Calvo até agora mantém o ritmo de mudar o prefeito sempre depois de quatro anos.

Coruripe

Em Coruripe, o deputado estadual Marcelo Beltrão se elegeu prefeito abrindo vaga na Assembleia para Ronaldo Medeiros, que retorna a Casa de Tavares Bastos. A disputa em Coruripe foi muito acirrada e teve momentos também tensas. Marcelo Contou com o apoio se seu irmão Marcius Beltrão.

Penedo

Em Penedo o eleito é Ronaldo Lopes, que ainda é vice de Marcius Beltrão. Ronaldo é um penedense de bem, filho do saudoso ex-deputado Hélio Lopes que nos deixou este ano, levado pelo covid-19 e que deve esta do outro lado da vida, com certeza comemorando a vitória. Penedo continua no caminho certo, vale lembrar o apoio de Marcius Beltrão nesta vitória.  

Delmiro

Em Delmiro Gouveia a prefeita eleita foi a filha do ex-prefeito Lula Cabeleira, Ziane Costa, que venceu devido a divisão da oposição. A volta do grupo de Lula Cabeleira ao poder em Delmiro não significa dizer que a prática administrativa será a mesma de tempos atrás. Em 2021 muita coisa vai mudar.

Artigos relacionados
Cotidiano

Barra de Santo Antônio: Prefeita Lívia Carla faz balanço dos 100 dias de governo

O governo da Prefeita Lívia Carla e vice Cleber Malta celebra os primeiros cem dias do mandato, data um marco…
Cotidiano

Prefeito de Penedo faz balanço dos 100 dias de governo

Decom PMP Os primeiros cem dias do governo Ronaldo Lopes/João Lucas mostram que a maioria dos penendeses fizeram a melhor…
Cotidiano

Prefeitura de Piranhas suspende cobrança de impostos pro 90 dias para empresas do setor produtivo

Atendendo ao pleito de diversos segmentos do setor produtivo e por considerar as dificuldades impostas pela pandemia, o prefeito de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :